AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, VOCÊ, SEU FILHO E A ESCOLA DO SÉCULO XXI – A base para o sucesso

As Competências Socioemocionais é o assunto do momento na área educacional. O mundo abre espaço para que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades. O ser humano é definitivamente complexo e, para desenvolvê-lo de maneira completa, é necessário incorporar estratégias de aprendizagem flexíveis e abrangentes.
Uma das saídas para conectar o indivíduo ao mundo onde vive é justamente o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, tanto crianças como adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.
Essas competências são habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar e hoje elas compõem a Base Nacional Comum Curricular, estando entre as dez competências gerais que fazem parte dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

Como educadora e Educational Coaching Reference adaptei as ferramentas utilizadas em um processo de coaching para a aplicação educacional e assim desenvolvi habilidades práticas que geram grandes resultados e benefícios no nosso dia a dia, do aluno e do professor. Neste contexto o Coaching Educacional participa como instrumento de auxílio pessoal e profissional de crescimento e desenvolvimento humano.

Essas ferramentas ajudam a desenvolver habilidades como: tomada de decisão, planejamento, gerenciamento de recursos, resolução de problemas, além de promover autoconhecimento, liderança e controle das emoções. Toda metodologia tem como base estudos científicos da Psicologia Positiva, que envolve especialistas como a psicóloga e professora Carol S. Dweck (Universidade de Stanford), que trabalha o desenvolvimento de mindset (mentalidade) de crescimento em alunos de escolas e universidades.
Você pode conhecer mais sobre o Coaching Educacional acessando a minha página no facebook e instragram (@danieladevides) e também a página oficial do Colégio Degrau de Araçatuba (@colegiodegrau), escola que adotou esta iniciativa com seus alunos, pais e professores.

Em países como Cingapura, Coreia do Sul, Canadá e Finlândia, referências mundiais em educação, as competências socioemocionais estão presentes na proposta pedagógica das escolas e já é uma realidade. No Brasil, essa inclusão é um dos avanços sociais mais importantes dos últimos anos.
Parto do princípio de que uma minúscula mudança pode acionar uma cascata de mudanças maiores. Acreditar no poder transformador da educação é isso: entender que o sucesso orbita em torno da felicidade, e que somente através da obtenção de um espírito positivo é que seremos capazes de pensar com mais criatividade e lógica, solucionar problemas complexos, lidar com pessoas difíceis, enfim, ser infinitamente melhor do que podemos imaginar.

O futuro dos nossos alunos sempre será a nossa maior responsabilidade! Juntos somos a diferença, porque acreditamos que podemos inovar e fazer diferente! Esse é o seu futuro, de seu filho e da escola do século XXI.

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário! Vamos partilhar conhecimento e experiências! O nosso melhor sempre!

Add A Comment