CORAGEM DE SER IMPERFEITO

Nesta vida, é preciso ter coragem! Coragem para começar, mudar, continuar, conquistar, terminar… Incontáveis momentos onde somos colocados à prova de qualquer iniciativa, estamos, constantemente em busca de fazer algo diferente que nos direcionam a novos horizontes.

A zona de conforto proporciona uma situação, a princípio, favorável e cômoda, sem dispensar nenhum trabalho e principalmente, sem assumir o risco de errar, de falhar e de não conseguir.

A vulnerabilidade poderia ser, perfeitamente encarada como uma grande oportunidade. Desta forma, posso dizer que a vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza. Ela vai além de qualquer expectativa, nos coloca em uma posição um tanto quanto desconfortável, mas assumimos o risco de fazer, de realizar.

Estar vulnerável e se colocar em posicionamento de ser imperfeito! É ter a coragem de garantir aos outros a possibilidade de fazer ou não fazer, de estar certo ou errado, de dialogar pontos de vistas diferentes e de se posicionar mediante as incertezas.

É ter a consciência de que: somos humanos, portanto somos imperfeitos!

É impossível ser o dono da verdade ou estar 100% correto. Pessoas que se julgam desta forma sofrem demais, pois não admitem a mínima possibilidade de estar errada. Assumem uma posição perfeccionista, acreditando que isto é uma qualidade.

Não esqueça que aprender com o erro e não desistir é o que diferencia os grandes líderes, ou seja, as pessoas que deixaram um legado e que realmente fazem a diferença são aquelas que erram muito mais que uma pessoa comum e que não desistem em nenhuma hipótese.

Estar suscetível a ser ferido, ofendido, fragilizado é uma posição difícil de se admitir, mas totalmente necessária se você busca, em sua vida, sair fora da média, ser diferente, atingir novos desafios ou ir de encontro a grandes horizontes. Isso exige coragem!

Neste mundo virtual, onde qualquer comentário se esconde através de um avatar, é bem provável que devemos saber identificar qual opinião que nos leva ao crescimento. Isto é fundamental! Podemos traduzir esta afirmação da seguinte forma: leia somente os comentários que realmente valem a pena!

Colocar-se, de tal maneira, sem se importar com a exposição, a contrariedade e as discordâncias. Adotar uma postura íntegra e persistente como forma de desenvolver a autoconfiança e a sabedoria necessária para debater educadamente sobre qualquer assunto e assim, seguir em frente em busca dos seus ideais. Esta, poderíamos considerar, a verdadeira vulnerabilidade positiva!

Não tenha medo, tenha a coragem de se dedicar ao que você mais acredita! A vida passa tão rápido e fazer a diferença neste mundo não é uma tarefa fácil! Independente do seu ponto de vista, assuma a atitude positiva de ir além de qualquer expectativa.

Não tenha medo! Tenha sim, como diz a pesquisadora e professora da Universidade de Houston PHD Brené Brown, a coragem de ser imperfeito!

Add A Comment