CULPA X RESPONSABILIDADE – A real diferença

Escolher a vida que queremos ter é uma decisão única e exclusiva nossa e, consequentemente, a felicidade também! Somos nós quem decidimos se queremos ter uma vida agradável, uma vida boa, uma vida significativa ou uma vida plena.

É certo que existem mecanismo e ferramentas que nos auxiliam a SER FELIZ! Sim, é possível aprender como ser feliz.

Tenho trabalhado com questões que envolvem a felicidade, desenvolvo dois programas cuidadosamente nominados de “Os 7 presentes” (para crianças e adolescentes) e “Florescer” (para adultos), e ambos abordam este assunto sobre diferentes ângulos. Dentro deste trabalho existe uma conclusão fortíssima de que a felicidade é uma questão de decisão e precisamos decidir que tipo de vida queremos ter.

Antes de definirmos qual o tipo de vida que queremos levar, temos que deixar bem claro, a diferença entre culpa e responsabilidade!

Estamos acostumados a sempre achar um culpado para tudo que acontece e assim falamos frases onde afirmamos:

– O fulano é culpado disto!

– O país está assim por causa de nossos governantes!

– Estou nesta situação porque não tenho oportunidade!

Enfim, sempre estamos apontando um culpado… O que não podemos esquecer é que não importa quem seja o culpado por algo quebrado ou ruim se, neste caso, é sua responsabilidade consertar!

Por exemplo, a culpa não é da pessoa se o pai é um dependente de drogas, mas é responsabilidade dela descobrir como lidar com esse trauma e lutar para construir uma vida positiva. Não é sua culpa se seu parceiro te traiu, mas é sua responsabilidade descobrir como transformar essa dor, superar e ter uma vida feliz!

Culpa e responsabilidade não andam juntas!

Se ficarmos buscando os culpados, vamos sempre querer que eles consertem, que eles sofram, que eles paguem por isso! Quanto mais tempo você ficar apontando ou procurando um culpado, mais você ficará preso na armadilha de ser vítima e isso é horrível!

Por isso, assuma a sua responsabilidade e seja protagonista de sua história! O seu coração, a sua vida, a sua felicidade depende somente de você!

Espero que possa fazer a diferença neste mundo e se alguma coisa não der certo, não tem problema, mude o plano mas nunca o objetivo!

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário! Vamos partilhar conhecimento e experiências! O nosso melhor sempre!

Add A Comment