EM BUSCA DA LIDERANÇA VERDADEIRA – Líder Servidor

Verdadeiros líderes possuem duas qualidades: a gentileza e a firmeza. Em um primeiro momento, essas duas características são antagônicas, pois ao buscarmos a definição de cada palavra, conseguiremos verificar que:

Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadoso, distinto e delicado.

Firmeza é uma qualidade ou estado do que é firme, sólido: firmeza de uma estaca. Estabilidade; constância.

Então, como alguém pode ser gentil e ao mesmo tempo firme? Como obter relacionamentos mais humanos se somos firmes e estáveis? Como essas atitudes influenciam de forma positiva a postura de um grande líder?

O mecanismo é simples, a maneira de verdadeiramente obter resultados é ajudando as pessoas a crescer e a dar o melhor de si! Esta é uma das formas que verdadeiros líderes conseguem obter a alta performance de seus liderados, ou seja, tanto na hora de parabenizar, demonstrar respeito e reconhecimento como também no momento de serem rigorosos, os grandes líderes são os primeiros a tomar estas atitudes!

É como exercer a responsabilidade de encontrar o ponto ideal entre o carinho e o puxão de orelha! Esta sensibilidade é adquirida, é algo que se assume e se determina a fazer. O desafio se faz presente na forma de como isto acontecerá, afinal a dificuldade está na parte de responsabilizar a pessoa pelos seus erros de forma a não criar um clima de tensão.

Seja como um grande executivo ou pais temos que desenvolver um relacionamento autêntico, pois não se pode fingir que está tudo bem quando não está. A sua verdade em relação ao desempenho de uma pessoa talvez não seja aquilo que ela quer ouvir, mas é exatamente o que ela precisa! Como líder você não pode ter problema em exigir que as pessoas assumam as suas responsabilidades e nesta questão você deve ser extremamente firme!

A liderança verdadeira está em ajudar as pessoas a atingir a sua excelência, buscar o melhor de cada um e dar o seu melhor! Amar os seus liderados e respeitar aquilo que fazem de uma forma traduzida na seguinte frase: AMOR É AQUILO QUE SE FAZ E NÃO O QUE SE SENTE!

Desenvolver as virtudes necessárias para o correto desempenho desta função; lembrando que humanidade, respeito, honestidade, generosidade, firmeza, determinação não são talentos, são características! Busque sempre o seu melhor desempenho e exija das pessoas que estão ao seu redor o melhor papel que cada uma pode desempenhar. Aceitar a mediocridade não é característica de grandes líderes, afinal eles sabem muito bem quão extraordinários todos nós podemos ser! A busca da liderança verdadeira começa dentro de você!

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário! Vamos partilhar conhecimento e experiências! O nosso melhor sempre!

Add A Comment