EU ACREDITO!

Quando Martin Luther King proferiu o seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, ele não disse para aquelas 250 mil pessoas que estavam no Lincoln Memorial que tinha uma estratégia ou apresentou os passos para a implantação e para a conquista dos direitos civis. Ele simplesmente falou aquilo que acreditava.

Martin Luther King, ofereceu ao país um lugar para onde ir e não um plano a seguir. A expressão que ele deu a sua crença foi tão poderosa que mobilizou todos aqueles que compartilhavam deste ideal, mesmo que não fossem afetados diretamente pelas desigualdades (25% das pessoas que foram aquele dia na manifestação eram brancas). Aquele discurso era sobre aquilo que acreditava e não sobre como iria realizar.

Por que estou falando sobre isso hoje? Simplesmente por dar ênfase a uma das coisas que mais acredito: o encontro do seu propósito. Se você conseguir alinhar aquilo que você faz com aquilo que acredita, será apresentado um longo caminho a seguir. Este caminho pode até ser longo, mas é encantador, pois, ao percorrer este traçado somos capazes de descobrir, aprender, inspirar e liderar.

A liderança envolve uma série de coisas, dentre elas: energia e carisma. A energia é o que empolga, mas o carisma é o que verdadeiramente inspira. Todos os grandes líderes têm carisma, porque todos eles têm clareza quanto ao seu propósito.

Existe uma história sobre dois pedreiros que estavam trabalham em uma construção. Perguntaram ao primeiro o que estava fazendo e ele respondeu que estava erguendo uma parede. Ao segundo foi feita a mesma pergunta, e este respondeu que estava construindo uma catedral! Qual destas afirmativas lhe parece mais inspiradora? O trabalho de ambos é o mesmo, mas o propósito é diferente e é isto que difere o carisma da energia, o líder dos liderados. Ter energia para se fazer algo não basta, se faz necessário ter carisma, enxergar o verdadeiro propósito naquilo que você desenvolve.

Para que uma mensagem tenha impacto real e afete o comportamento das pessoas se faz necessário propagar algum propósito. Digo sempre aos professores que querem realmente transformar a vida dos seus alunos que acreditar no resultado do seu trabalho é premissa essencial. Só diga alguma coisa se realmente acreditar nela. A ação de mudança exige o apoio incondicional daqueles que verdadeiramente acreditam nela!

Então, deixe claro o seu propósito, comunique-se claramente e será compreendido! A comunicação tem muito mais a ver com saber ouvir do que falar. Até mesmo um símbolo diz muito mais sobre aquilo que você acredita. Por isso, atenção a bandeira que você carrega, ela diz muito mais sobre você do que você mesmo.

Pequenos e significativos detalhes que fazem a diferença. Coloque valor naquilo que você faz e não se esqueça que valor é sentimento e não um cálculo. Fatores intangíveis contribuem para a formação de valor e tudo começa com um claro senso de POR QUÊ.

Você pode estar se perguntando: por que a Daniela Devides está fazendo tudo isso? Por que ela compartilha esse conhecimento? É a resposta é: “Porque eu acredito que pessoas melhores podem mudar esse mundo!

Bora ser infinitamente melhor do que você já é?

Add A Comment