LIDERAR-SE – Sabedoria de como viver

Ninguém nasce líder! A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida com conhecimento, paciência e humildade! Nos EUA existem mais de 800.000 livros com esta referência. O mercado americano movimenta uma quantia extraordinária sobre este tema justamente por acreditar que líderes são feitos.

O verdadeiro líder não é aquele que age de forma autoritária, mas sim aquele que serve melhor aos demais, pois desempenha um papel importante na transformação e no desenvolvimento de seus liderados. O líder significativo quer deixar um legado, ele quer fundamentalmente contribuir para o desenvolvimento dos talentos e das potencialidades de todos aqueles que estão ao seu redor.

Em meus treinamentos sobre liderança, a primeira pergunta que faço para os participantes é: Quem se considera líder em alguma coisa?

Após alguns segundos, todas as mãos ficam estendidas demonstrando que, de certa forma, todos nós exercemos alguma tarefa onde temos a responsabilidade de delimitar ações e atitudes de forma a conseguir algum resultado.

Não precisamos trabalhar em uma grande empresa e exercer um alto cargo de responsabilidade para ser considerado um líder. O líder é aquele indivíduo que tem a autoridade para coordenar e comandar, é a pessoa cuja as ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e o comportamento dos outros. Somos líderes em exemplos, em comportamentos, em situações e, antes de mais nada, de nós mesmos!

Uma das grandes necessidades do ser humano é o de despertar o líder interior. Para isso precisamos ter o autoconhecimento desenvolvido e ter a consciência dos comportamentos que queremos adotar, pois antes de liderar qualquer coisa é necessário desenvolver a liderança da própria vida! Neste caso, torna-se indispensável se desconstruir dos paradigmas, quebrar crenças limitadoras e se afastar de influências negativas do passado, só assim, como consequência, conseguiremos comandar nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações.

A Liderança Servidora é considerada um exemplo de postura pessoal e profissional bem sucedida. Para ter o comportamento de um verdadeiro líder servidor, e assim conseguir liderar-se e influenciar as pessoas, você deve desenvolver habilidades de caráter, como: honestidade, respeito, paciência, gentileza, humildade, abnegação, perdão e compromisso. Ter essas habilidades é uma questão de decisão, ou seja, deve ser a sua maior vontade.

Para nos tornarmos líderes de nós mesmos é necessário ser mais do que somos hoje. Quando você melhora um pouco a cada dia, coisas grandes começam a ocorrer. Não se esqueça que Felicidade não é um lugar onde se chega, é a forma como se vai e liderar-se tem tudo a ver com isso!

Add A Comment