MUITO MAIS QUE VIVER

Existem pessoas que são líderes e existem aquelas que verdadeiramente lideram. Os líderes ocupam uma posição de poder, de influência e de status social; já aqueles que lideram, de forma natural e simples, nos inspiram. Seguimos aqueles que lideram não porque somos obrigados, mas sim porque queremos. Seguimos essas pessoas, não por causa deles, mas por nós mesmos!

Neste mês de agosto, estarei ministrando um webnário para uma grande empresa do setor educacional e o tema colocado em foco é: Liderança. Verdadeiros líderes tem a capacidade de inspirar as pessoas a agir. Colocar as pessoas no ponto de ação é algo que fazem naturalmente, eles oferecem um sentimento de propósito e pertencimento que tem muito pouco a ver com qualquer incentivo externo. Para aqueles que estão inspirados a motivação para agir é profundamente pessoal.

Todos nós exercemos algum tipo de papel de liderança. Se você acha que não, peço que reflita sobre você mesmo. De alguma maneira, no decorrer de nossa vida temos que tomar decisões próprias que nos inspiram e neste formato acabamos liderando aquilo que temos de mais precioso: a nossa vida.

Queremos ser assertivos em nossas decisões, estamos sempre buscando fazer a coisa certa e para isso desenvolvemos habilidades que fazem parte deste contexto. A grande sacada de tudo é quando tomamos a consciência de que para exercer a verdadeira liderança, para realmente inspirar e não manipular, temos que deixar claro o nosso propósito!

Propósito tem tudo a ver com aquilo que você faz, com o porquê você levanta da cama todos os dias. Se o propósito te inspira ele faz o seu dia ser produtivo, ter significado, valer a pena. Do contrário, fica difícil até mesmo encontrar forças para tirar a coberta de cima! Tudo começa pela clareza. Você precisa saber por que faz o que faz. A ação de inspirar pessoas e você mesmo começa com a clareza do PORQUÊ!

A busca do meu PORQUÊ foi algo fantástico e confesso que vivencio isso todos os dias. Antes de descobrir era tudo meio nebuloso. A princípio parecia que tudo estava bem e de repente uma onda avassaladora de conflitos e questionamentos tomavam conta de mim do nada. Hoje procuro levantar todo dia para fazer alguma coisa que amo, pois sei que o meu propósito diz respeito a inspirar pessoas e a fazer algo para que elas se tornem melhores. Isso é a coisa mais maravilhosa do mundo!

Minha obra (trabalho) está dentro de uma escola, é ali que eu realizo o meu “O QUÊ” aquilo que faço com imenso prazer juntamente com pessoas que me auxiliam no “COMO” fazer. Lá dentro eu posso contar com grandes lideranças. Essas lideranças são professores que tem o mesmo propósito que eu: INSPIRAR PESSOAS A SEREM MELHORES! Lá vivenciamos grandes emoções e recompensas por aquilo que acreditamos.

Muito mais que viver é justamente isso: ter um propósito de vida! É saber, justamente, o porquê você faz aquilo que faz, é compreender o motivo que levanta feliz todos os dias, é ser humano capaz de compartilhar com as pessoas o que você tem de melhor. Propósito é dar as mãos a você mesmo nesta caminhada que se chama vida e é fazer aquilo que o inspira. “O QUE” você faz pode até mudar com o tempo, mas o “POR QUÊ” de você fazer não vai mudar nunca!

Eu acredito que pessoas melhores podem mudar esse mundo e para isso eu inspiro àqueles que compartilham deste ideal, através da Psicologia Positiva e do uso e desenvolvimento de habilidades emocionais que fazem com que cada um encontre o seu melhor. Se você compartilha deste pensamento, te faço um convite agora: “Bora” viver de forma significativa?

Add A Comment