O BENEFÍCIO DA FELICIDADE – A positividade em sua vida

Toda minha preparação e estudo, para a quinta aula do PROGRAMA FLORESCER (Programa de crescimento e desenvolvimento pessoal, direcionado ao autoconhecimento e o florescimento proporcionado pelo Colégio Degrau de Araçatuba aos pais de seus alunos), são focados no trabalho, entendimento e aplicação do benefício da felicidade em nossas vidas.

Como trabalho com a Psicologia Positiva neste programa, me distancio dos fatores que tornam as pessoas infelizes e como elas podem voltar ao normal (foco tradicional da psicologia) para focar nas emoções positivas que contribuem de forma excepcional no desenvolvimento da felicidade e prosperidade. Só de falar, estudar ou ler sobre felicidade já é possível entrar em um estado emocional positivo.

Antes, era constatada uma proporção de 17 para 1 negativo-positivo no que se refere a pesquisa no campo da psicologia, ou seja, para cada estudo sobre felicidade e prosperidade eram conduzidos 17 estudos sobre depressão e distúrbios. Sabíamos muito mais em como estar mal e infeliz e tão pouco sobre felicidade.

Essa mudança nas pesquisas faz verdadeiro sentido quando conseguimos comprovar o benefício da felicidade em nossas vidas! O fato de ser feliz não é somente um benefício, é uma necessidade.

Através de pesquisas significativas cientistas comprovam o efeito de estados emocionais positivos que inundam nosso cérebro com dopamina e seretonina, substâncias químicas que não apenas fazem nos sentir bem como também nos colocam em estados de aprendizado elevado.

Um experimento realizado por Richard Davidson (professor de psicologia que se tornou conhecido ao estudar os efeitos da meditação budista sob o ponto de vista da neurociência) comprova que os voluntários que passaram por sessões de meditação conseguiram produzir o dobro de anticorpos, após tomarem uma vacina contra gripe, em comparação com aqueles que não participaram de momentos que proporcionavam aumento de estados emocionais positivos.

Por intermédio das emoções positivas, todos nós podemos experimentar o privilégio da Felicidade em nossas vidas. Lembre-se que a felicidade é uma questão de decisão e ela requer prática e empenho. Temos sim o controle sobre nosso próprio bem-estar emocional. Buscar objetivos de vida que façam sentido, identificar oportunidades, cultivar uma postura otimista e de gratidão são formas de estimular situações que nos elevam a resultados para viver sendo feliz!

A felicidade é contagiante! Passe a viver as emoções positivas com intensidade. Alegria, contentamento, amor, gratidão são propulsores da felicidade! Reprograme a sua mente para visualizar o melhor de cada situação, afinal ser feliz não é acreditar que não precisamos mudar, é perceber que podemos.

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário! Vamos partilhar conhecimento e experiências! O nosso melhor sempre!

Add A Comment