RELACIONAMENTOS POSITIVOS – A base da felicidade

É impossível ser feliz sozinho! A necessidade de pertencer é um poderoso, fundamental e extremamente difundido indício da motivação humana, sendo que a intensidade e a forma como os seres humanos formam os seus relacionamentos possam ser diferentes entre as pessoas.

O fato é, embora exista a importância dos relacionamentos, não necessariamente todos eles podem ser considerados relacionamentos positivos.

Relacionamentos positivos são aqueles que além de trazer benefícios diretos, proporcionam uma vida social e trazem a felicidade plena como recompensa. Lembro que a Felicidade é uma questão de decisão, portanto cabe a você escolher que tipo de vida gostaria de ter. Uma vida integrada a sentimentos positivos (vida agradável), com a utilização de suas forças pessoais (vida boa), em benefício de algo maior que nós mesmos (vida significativa) e por fim, a vida plena conquistada quando conseguimos viver essas três vidas juntas, ou seja, a necessidade e qualidade dos relacionamentos que constroem a vida deve estar integralmente ligado ao propósito definido a ela!

Sim, os outros importam! Não podemos atingir a felicidade isolados em nossos conceitos particulares e em nossas crenças pessoais. Ao contrário do que muitos pensam, tanto as pessoas extrovertidas quanto as introvertidas vivenciam emoções mais positivas quando estão em situações sociais. Acredita-se que os introvertidos apreciam a solidão, mas várias pesquisas de Daniel Kahnerman, psicólogo e ganhador do Prêmio Nobel, explicam o contrário: tanto introvertidos como extrovertidos têm níveis de bem-estar aumentado quando estão na presença de outras pessoas, a diferença é que os extrovertidos apenas têm a necessidade de manter contato interpessoal por mais tempo.

Estabelecer relacionamentos sociais positivos ajudam a desenvolver emoções positivas. Vivemos em grupos: família, amigos, trabalho… São nossos relacionamentos amorosos, cada laço com um ente próximo ou com os grupos que formamos que proporcionam a nossa realização e o nosso crescimento significativo. Até mesmo em nosso ambiente de trabalho, se mantivermos relacionamentos positivos estaremos muito mais propensos ao engajamento, ao bem-estar e a melhor performance.

A satisfação com a vida está literalmente associada à habilidade de conviver e trabalhar amorosamente com outras pessoas, pois as emoções são altamente influenciadoras do comportamento humano. A necessidade de nos relacionarmos começa quando nascemos e permanece conosco durante toda a nossa existência.

Relacionamento positivo, assim como a felicidade, também é uma questão de escolha e não da circunstância! Podemos escolher entre proferir uma crítica ou um elogio, entre expressar uma opinião com base nos nossos mais altos valores ou desperdiçar palavras com proposições capazes de minar a autoestima e a autopercepção dos outros. Portanto, escolha SER FELIZ!

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário! Vamos partilhar conhecimento e experiências! O nosso melhor sempre!

Add A Comment