RESSIGNIFICAR!

Em razão da própria existência, aprendemos muito durante a nossa caminhada… Aprendemos coisas grandiosas em um curto espaço de tempo e outras que podem demorar um pouco mais. De todas, eu sempre tiro uma lição, uma oportunidade, algo importante que nos levam a tomar decisões e fazer escolhas.

Destas lições existem aquelas que podem parecer duras e amargas. São situações difíceis, pois, muitas vezes, envolvem circunstâncias e pessoas que não podemos mudar. Para isso há uma solução incrível: ressignificar!

Confesso que ao tomar conhecimento desta palavra, descobri uma verdadeira estratégia de como superar situações negativas consideradas insolúveis, que fogem do nosso controle e da nossa responsabilidade. Desta forma, destaco que não se trata de esquecer, deixar de lado ou, até mesmo, fingir que não aconteceu…

Ressignificar é um verbo transitivo que caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém.

Uma ação que está relacionada com o processo de ressignificação, um método da neurolinguística que faz com que as pessoas possam dar novos significados a acontecimentos da vida, a partir da sua mudança na percepção do mundo.

É simplesmente reconhecer uma grande transformação através da interpretação própria de uma situação ou pessoa. É olhar sob uma nova ótica, apresentar um novo resultado. Aprender a somar algumas letras que compõem um som que possa nos inspirar!

O significado desse verbo é espetacular, pois ao ressignificar uma experiência, você está retirando o efeito negativo que ela tem sobre você, ou seja, não lhe afetará mais, não irá retirar suas melhores energias, não lhe deixará com raiva ou com medo.

Um exemplo prático de uma situação como esta, foi o aprendizado que obtive na finalização da segunda turma do Programa Florescer realizado no Colégio Degrau. Um dos participantes, na aula final, ao dar o seu feedback sobre o programa, nos ensinou uma verdadeira lição: se formos fazer uma rápida análise, não temos problemas em nossa vida, temos simplesmente contratempos!

Encarar aquilo que parece o obstáculo, o término ou o empecilho como um contratempo é uma forma de ressignificar, ou seja, de encarar algo de frente, sem fingimento, apenas olhando de uma forma mais leve que faz parte do caminho que escolhemos percorrer. É, também, transformar em crescimento e oportunidade qualquer situação e acontecimentos da nossa vida.

Você deve estar se perguntando: por que eu devo fazer isso? Qual o verdadeiro valor desta ação? Como resposta eu faço outra pergunta: o que é importante para você? Se seu objetivo for ter uma vida mais tranquila e mais feliz, tenha a certeza que este é um dos caminhos!

Aproveite o seu momento de férias, ou até mesmo um final de semana, e coloque em um papel tudo aquilo que lhe incomoda e que o deixa longe dos resultados que deseja obter. Escreva as situações e ocorrências que o impede de realizar. Perdoe a si mesmo e agradeça. Tenha a coragem para mudar tudo que pode ser mudado e serenidade para aceitar aquilo que foge do seu controle. A serenidade é a força que precisamos para aceitar os momentos que não podem ser mudados pois fazem, ou farão, parte do passado. Já a coragem é a garra que necessitamos para enfrentar as situações do futuro…

Portanto, siga em frente! Mas antes: pare, escreva, pense, reflita e ressignifique! Esta é uma simples escolha para ser feliz! Ressignificar agora, ressignificar sempre!

Add A Comment